MÚSICA SACRA

O TE DEUM é um cântico sacro obrigatório nas grandes solenidades religiosas.É da autoria, segundo alguns autores, do monge Sisebuto. Também se atribui essa bela página da literatura sacra aos Santos Agostinho, na ocasião de seu batismo na Catedral de Milão no ano de 387, Ambrósio, Abúndio e Hilário Poitiers.
O TE DEUM é uma composição literária escrita em versículos e é cantado, segundo as regras da Igreja, na coroação de um rei, sagração de um bispo, canonização de um santo, acordo de paz ou comemoração de uma vitória!
O TE DEUM  é um hino cristão  usado principalmente na liturgia católica, como parte do Ofício de Leituras da Liturgia das Horas  e outros eventos solenes de ações de graças. 
O hino é encontrado também na  hinódia ou práticas litúrgicas de outras igrejas cristãs, incluindo o Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana,  as matinas luteranas e, de modo menos regular, em outras denominações protestantes e evangélicas.
Algumas correntes atribuem também esse hino ao Bispo Nicetas de Remesiana.

Te Deum laudamus: te Dominum confitemur.
Te aeternum Patrem omnis terra veneratur.
Tibi omnes Angeli; tibi caeli et universae Potestates;
Tibi Cherubim et Seraphim incessabili voce proclamant:
Sanctus, Sanctus, Sanctus, Dominus Deus Sabaoth.
Pleni sunt caeli et terra maiestatis gloriae tuae.

Te gloriosus Apostolorum chorus,
Te Prophetarum laudabilis numerus,
Te Martyrum candidatus laudat exercitus.
Te per orbem terrarum sancta confitetur Ecclesia,
Patrem immensae maiestatis:

Venerandum tuum verum et unicum Filium;
Sanctum quoque Paraclitum Spiritum.

Tu Rex gloriae, Christe.
Tu Patris sempiternus es Filius.
Tu ad liberandum suscepturus hominem,
non horruisti Virginis uterum.

Tu, devicto mortis aculeo,
aperuisti credentibus regna caelorum.
Tu ad dexteram Dei sedes, in gloria Patris.
Iudex crederis esse venturus.

Te ergo quaesumus, tuis famulis subveni:
quos pretioso sanguine redemisti.
Aeterna fac cum sanctis tuis in gloria numerari.


(Adicionado posteriormente, contendo trechos do Salmos:)

Salvum fac populum tuum, Domine, et benedic hereditati tuae.
Et rege eos, et extolle illos usque in aeternum.
Per singulos dies benedicimus te;
Et laudamus Nomen tuum in saeculum, et in saeculum saeculi.
Dignare, Domine, die isto sine peccato nos custodire.
Miserere nostri Domine,
miserere nostri.
Fiat misericordia tua, Domine, super nos,
quemadmodum speravimus in te.
In te, Domine, speravi: non confundar in aeternum.

TRADUÇÃO
A Vós, ó Deus, louvamos e por Senhor nosso Vos confessamos.
A Vós, ó Eterno Pai, reverencia e adora toda a Terra.
A Vós, todos os Anjos, a Vós, os Céus e todas as Potestades;
A Vós, os Querubins e Serafins com incessantes vozes proclamam:
Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos Exércitos!
Os Céus e a Terra estão cheios da vossa glória e majestade.

A Vós, o glorioso coro dos Apóstolos,
A Vós, a respeitável assembleia dos Profetas,
A Vós, o brilhante exército dos mártires engrandece com louvores!
A Vós, Eterno Pai, Deus de imensa majestade,

Ao Vosso verdadeiro e único Filho, digno objecto das nossa a adorações,
Do mesmo modo ao Espírito Santo, nosso consolador e advogado.

Vós sois o Rei da Glória, ó meu Senhor Jesus Cristo!
Vós sois Filho sempiterno do vosso Pai Omnipotente!
Vós, para vos unirdes ao homem e o resgatardes
não Vos dignastes de entrar no casto seio duma Virgem!

Vós, vencedor do estímulo da morte,
abristes aos fiéis o Reino dos Céus,
Vós estais sentado à direita de Deus,
no glorioso trono do vosso Pai!
Nós cremos e confessamos firmemente
Que de lá haveis de vir a julgar no fim do mundo.

A Vós portanto rogamos que socorrais os vossos servos
a quem remistes com o Vosso preciosíssimo Sangue.
Fazei que sejamos contados na eterna glória,
entre o número dos Vossos Santos.

Salvai, Senhor, o vosso povo e abençoai a vossa herança,
E regei-os e exaltai-os eternamente para maior glória 
vossa.
Todos os dias Vos bendizemos
E esperamos glorificar o vosso nome agora e por todos os séculos.
Dignai-Vos, Senhor, conservar-nos neste dia e sempre sem pecado.
Tende compaixão de nós, Senhor,
compadecei-Vos de nós, miseráveis.
Derramai sobre nós, Senhor, a vossa misericórdia,
pois em Vós colocamos toda a nossa esperança.
Em Vós, Senhor, esperei, não serei confundido.
........................................................................

                      O QUE VEM A SER " MÚSICA  SACRA" ?





Entende-se por Música Sacra, em sentido restrito e mais usado, como música erudita própria da tradição religiosa judaico-cristã. Em sentido mais abrangente é usada como sinônimo de música religiosa, que é a música usada tradicionalmente nos cultos religiosos.
A expressão foi usada, pela primeira vez, durante a Idade Média, quando se decidiu que deveria existir uma teoria musical  direcionada apenas para as missas e demais cerimônias religiosas e que tem, em sua forma mais antiga o CANTO GREGORIANO.

A Música Sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental,desde o RENASCIMENTO, com Arcadelt, Des Près, Palestrina, passando pelo BARROCO com Vivaldi, Bach, Haendel, pelo CLASSICISMO, com Haydn. Mozart, Nunes Garcia, pelo  ROMANTISMO, com Bruckner, Gounod, César Frank, Saint- Saens e finalmente com o MODERNISMO, através de Pendereckim,  Amaral Vieira.

Algumas formas que se enquadram na Música Sacra são os MOTETES, peças baseadas em textos religiosos, quase sempre em latim. Os SALMOS são uma forma particular de motetes baseados no Livro dos salmos; a MISSA, originária da liturgia católica, sendo, geralmente dividida em seis  partes básicas :Kyrie, Glória, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei, e o RÉQUIEM ou MISSA DOS MORTOS, que inclui partes básicas da missa e mais outras tais como Dies Irae, Confutatis, Lacrimosa, etc. 

Os textos mais conhecidos em Motetes são:
- Dies Irae
-Te Deum
-Ave Maria
-Pater Noster
-Stabat Mater
- Magnificat
-Ave Verum Corpus
-Exsultate Jubi
-Glória a Deus nas alturas
-Réquiem
Argumenta-se que não há uma distinção precisa entre a música que expressa os sentimentos de natureza sagrada ou religiosa e que expressa os demais. As obras sagradas de Bach são musicalmente similares às seculares Mozart se utilizou de partes de suas composições religiosas em cantatas seculares e trechos de suas óperas para fins eclesiásticos. Uma missa também pode ser compilada somente a partir das composições seculares de Haydn.
A SALMÓDIA ANTIFONAL é a música cantada ou tocada de forma alternada por grupos distintos. A estrutura simétrica dos salmos hebreus torna possível que este método antifonal tenha se originado os serviços litúrgicos dos antigos israelenses. 

De acordo com o historiador Sócrates Escolástico, a introdução deste tipo de canto no culto cristão se deu por causa de  Inácio de Antioquia (m. 107), que, numa visão, havia visto os anjos cantando em coros alternados.
Antífona é uma resposta, em geral cantada em Canto Gregoriano, a um Salmo, ou a outra parte da Liturgia, como as Vésperas ou uma Missa.. Esta função deu origem ao estilo do  CANTO ANTIFONAL
A palavra é de origem grega, αντί (oposta) + φωνη (voz). Uma peça musical executada por dois coros semi-independentes, interagindo um com o outro, às vezes cantando frases alternadas, é classificada como antifonal. Em particular, a salmódia antifonal é o canto ou a execução instrumental de salmos por grupos musicais em alternância.
Fontes: Wikipédia
Músicas e Liturgia
Música Sacra

...........................................................................................................................

                            CÂNTICO

Canção litúrgica de ação de graças, versificada e ritmada. Modernamente, qualquer  peça coral curta  de caráter religioso.
Poema do Antigo e do Novo Testamento composto  para reverenciar  a Deus.
Também pode ser definido como hino religioso em língua vernácula e destinado a ser cantado nas igrejas.
Já entre os protestantes, todo canto religioso distinto dos salmos.
No teatro romano, canto acompanhado de flauta ou parcialmente declamado pelo ator, com acompanhamento de flauta ( por oposição ao diverbium " diálogo).
Os cânticos mais antigos que se conhecem até hoje são as canções de Natal. rechaçados durante muito tempo, na  Igreja Católica, os Cânticos eram tolerados nas missas simples e excluídos das missas solenes. A adaptação da liturgia às línguas vivas enobreceu o cântico e provocou uma renovação do repertório.


O canto popular em língua viva foi para as igrejas reformadas um meio de transmitir os novos princípios. Lutero compôs numerosos cânticos, assim como vários poetas alemães depois dele. A Igreja Reformada na França antes admitia somente cânticos de salmos, só depois interessando-se por cânticos espirituais.

///////////////////////////////////////////////////////////





Teria sido o compositor recordista de missas. Compôs 90 de quatro  a oito vozes, dentre as quais a famosa MESSA DI PAPA MARCELLO.
É tido como reformador da música religiosa. Diz-se que " suas composições musicais são a manifestação máxima do estilo  polifônico ( emprego  simultâneo de muitas melodias completas em si mesmas,executadas em uníssono) dos séculos XVI e XVII".
                                           



Deixou à posteridade, além de um número considerável de Missas, muitos hinos, dezenas de madrigais e ofertórios e 170 motetes ( música religiosa vocal, composta sobre litúrgicas latinas).
Palestrina era seu epíteto porque nasceu na cidade com este nome, na Itália.
Morreu no ano de 1594, com a idade de 70 anos. Diz-se que morreu, subitamente, na Igreja de Santo Agapito!



Pesquisa:Lello Universal........./ Curiosidades   /   Delta-Larousse
                                                                    ♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣




































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário